5 Erros de Gestão que Comprometem os Resultados da sua Empresa

Recrutamento e Seleção, Um desafio para as Empresas
Recrutamento e Seleção, Um desafio para as Empresas
27 de Julho de 2015
6 Passos para Fazer um Planejamento Estratégico
6 Passos para Fazer um Planejamento Estratégico
28 de Julho de 2015

5 Erros de Gestão que Comprometem os Resultados da sua Empresa

5 Erros de Gestão que Comprometem os Resultados da sua Empresa

O resultado do seu negócio, aquele que você tanto esperava, não condiz com a realidade do seu esforço? A produtividade e lucratividade não são as que você esperava? Neste artigo eu enumerei 5 erros de gestão, que podem estar comprometendo seus resultados.

Veja alguns erros que poderão estar ocorrendo na gestão da sua empresa:

ERRO #1: O seu objetivo o leva ao sofrimento e você fica sem saber o que fazer!

O que quero dizer é que, se você deseja que sua empresa cresça e seja referência dentro da sua cidade ou mercado, comece a preocupar-se com isso. Quando me refiro a ‘sofrimento’, quero dizer que esse crescimento lhe trará uma certa angústia, preocupação e uma boa dose de insegurança até que você encontre o caminho que te leve ao sucesso.

A Teoria das Restrições diz que toda organização, em um dado momento no tempo, tem pelo menos uma restrição que limita seu desempenho ou possibilidade para atingir a meta tão desejada. Podem ser restrições internas e/ou externas; estas devem ser identificadas e tratadas corretamente, podendo também mudar ao longo do tempo e ainda surgirem outras, porque a solução da restrição anterior foi resolvida.

ERRO #2: Não buscar soluções para as restrições internas através das pessoas que estão próximas a você!

Sim, é verdade! Você já conhece sua equipe? Já a convidou a participar de algum projeto dentro da sua empresa? Muitas vezes perdemos grandes oportunidades de formar uma equipe e de aproveitar os talentos que estão disponíveis dentro da nossa empresa, porque acreditamos que ‘o que é bom tem de vir de fora’ e que ‘santo de casa não faz milagres’. Reveja esse conceito!

ERRO #3: Pensar sempre da mesma maneira, não ser criativo, não ‘sair da caixa’!

O que fazer para encontrar soluções factíveis e interessantes para as restrições? Restrições podem ser conhecidas se você fizer uma boa diagnose na sua empresa. Uma vez analisadas e trabalhadas com criatividade no seu planejamento estratégico você já estará dando um passo importante rumo ao crescimento; esse é o momento de convidar pessoas de áreas distintas para participar do plano e trazer boas ideias que o ajude na solução das restrições.

ERRO #4: Não construir um grupo colaborativo!

É preciso montar uma equipe sustentada sobre quatro grandes pilares: especialidades distintas, multiplicidade de áreas, familiaridade (conhecimento do outro) e sangue novo (gente nova no grupo, gerações distintas…) Faça a experiência e veja como equipes bem formadas ajudam a organização a lograr grandes objetivos.

ERRO #5: Não preparar as lideranças!

Todo grupo precisa de um líder que lhe aponte caminhos, sugira alternativas, concilie opiniões, forme pessoas. James C. Hunter, autor do livro o Monge e o Executivo, define de forma simples que “Liderar é executar tarefas enquanto se constroem relacionamentos”. A relação dialógica é que dará sustentação para que novos rumos possam ser tomados na organização.

Veja no gráfico abaixo, o resultado de uma diagnose na área de RH de uma empresa de serviços com 80 funcionários, após a análise podemos realizar um planejamento estratégico:

5 Erros de Gestão que Comprometem os Resultados da sua Empresa

Foram entrevistadas 20 pessoas nesta amostra

Fonte: http://www.inter-ativa.com/erros.php

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *