Como Reduzir os Atestados Médicos na Empresa

6 Passos para Fazer um Planejamento Estratégico
6 Passos para Fazer um Planejamento Estratégico
28 de Julho de 2015
Comportamento Humano nas Organizações - Parte 1/5
Comportamento Humano nas Organizações – Parte 1/5
11 de Setembro de 2015

Como Reduzir os Atestados Médicos na Empresa

Como Reduzir os Atestados Médicos na Empresa

Cansado de tantos atestados médicos?

Você já calculou quantos atestados médicos chegam ao departamento de Recursos Humanos, ou mesmo à sua mesa, todos os meses, e o que leva isso de prejuízo à sua empresa? Quer chova ou faça sol, sempre haverá uma boa desculpa para não ir trabalhar…

Se você admitir, em proporção maior do que apenas observar, verá que antes mesmo do término do turno diário, os funcionários já estão ansiosos para deixar o local de trabalho; ponderará também que muitos deles estão com baixa produtividade, sem interesse em participar de nenhum evento (por exemplo: aniversariante do mês), de reuniões, que estão insatisfeitos, que fazem intrigas e ainda contaminam a equipe com opiniões desfavoráveis à empresa.

Existe uma grande chance de que você, esteja cometendo alguns erros que favorecem essas atitudes/reações em seus funcionários.

Banner Banco de Ideias Empresariais

Aqui vão 5 motivos para você repensar a rotatividade de funcionários na sua empresa:

  1. Falta de reconhecimento/valorização humana – funcionários se queixam de que se esforçam para realizar determinadas tarefas, que são comprometidos com a empresa, que fazem todas as suas rotinas bem, e que a empresa não lhes faz nenhuma menção, elogios ou agradecimentos; mas quando erram ou deixam de fazer alguma atividade, o mundo vem abaixo para eles…
  2. Gestão centralizadora – a característica mais marcante desse modelo é a falta de autonomia nas áreas – esse modelo é impositivo e autoritário o que gera muitas insatisfações, sobretudo nas lideranças;
  3. Falta de comunicação – este é outro gargalo gerador de muita insatisfação; como as empresas estão em constante mudanças, a volatilidade das informações influencia o desempenho das áreas e a comunicação mal feita ou a falta dela, gera insegurança e desmotivação na equipe;
  4. Falta de capacitações, treinamentos – a falta de investimentos em formação das equipes é muito grave, pois é através das pessoas que as transformações acontecem. Empresas que acreditam que treinar é um desperdício de dinheiro, pois o funcionário pode sair depois de aprender, fica a reflexão seguinte: não é pior que ele fique na sua empresa sem nenhuma capacitação?
  5. Incoerências e distorções salariais – os desequilíbrios salariais geram muitas insatisfações nos funcionários – garantir isonomia salarial é fundamental para minimizar efeitos colaterais das disparidades cometidas dentro das empresas. É preciso uma distribuição equitativa dos salários, suficiente para neutralizar qualquer arbitrariedade.

Estas são apenas algumas das muitas razões do grande número de atestados médicos e por você perder tanto dinheiro em indenizações e o pior: não consegue formar uma equipe que lhe dê os resultados desejados.

Podemos juntos reverter esses números e fazer uma grande transformação na sua empresa.

Conheça o Livro Digital 5 Lições Transformadoras que Farão da sua Empresa, um Grande e Lucrativo Negócio (link) siga nosso programa.

Não esqueça de deixar seu comentário! Será um prazer saber a sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *