Um fato que todos devem ter notado é que nunca se falou tanto sobre inovação, como nos últimos anos. Com a mudança cada vez mais rápida do mundo, acompanhar essa evolução já não é apenas desejável, mas sim uma questão de sobrevivência nesse mercado interconectado, onde a concorrência não respeita fronteiras. No Brasil, em meio a esta crise econômica que o país enfrenta, não é diferente, a Gestão da Inovação se tornou praticamente uma obrigação para todas as marcas que não querem perder mercado.
No entanto, para criar e apresentar soluções novas ao consumidor não basta apenas ter boa vontade. É preciso que os gestores invistam na gestão da inovação nas empresas, além da implantação de uma cultura interna que fomente o processo criativo, gerando assim novos produtos e serviços. Como a gestão da inovação é um assunto relativamente novo para muitas organizações é natural que existam ainda muitas dúvidas. Afinal, o que é de fato a gestão da inovação e como ela funciona? Qual a importância dela nas empresas? Essas e outras respostas você confere a partir de agora.
O que é gestão da inovação nas empresas?
Como já dito, a gestão da inovação nas empresas é uma área que vem ganhando espaço recentemente, responsável pelo gerenciamento de inovações e ideias. Esse processo trata a inovação de forma responsável, envolvendo estratégia, modelos, recursos e ferramentas.
Melhor, inovar é responder à seguinte dupla de perguntas:
- Como posso fazer isso melhor?
- O que eu posso fazer aquilo que ainda não tentei?
Durante muito tempo, a criação de ideias foi vista como algo desorganizado e não sistemático. A gestão da inovação nas empresas busca mudar essa visão, facilitando a inovação e mudando a maneira como a equipe lida com a resolução de problemas e a apresentação de produtos e soluções.
Seja em relação ao uso de copos descartáveis no bebedouro: seria melhor ter canecas individuais para os funcionários? Ou mesmo em investimentos com parceiros: como diversificar as relações com os parceiros que tenho? Que novos parceiros posso conseguir?
Essa gestão está muito ligada à mudança da cultura de inovação dentro do ambiente corporativo, mas também pode envolver a aplicação da tecnologia tanto nos processos criativos quanto no desenvolvimento de produtos e serviços.
Dessa forma, inovar, para empresas de sucesso, é estar constantemente atento aos processos e práticas da empresa em busca de oportunidades de diversificação e desenvolvimento.
Por que a gestão da inovação é importante?
De modo geral, a gestão da inovação é responsável por criar um terreno fértil onde não haja barreiras para o surgimento, implementação e execução de ideias fantásticas e inovadoras. Um dos papéis mais importantes da gestão da inovação é derrubar os obstáculos existentes para que algo se torne possível.
O objetivo é gerar uma ausência de regras, ambiente e comportamentos que bloqueiem a colaboração e a sugestão de melhorias e inovações. Ao mesmo tempo, a gestão da inovação oferece recursos, visões e procedimentos que potencializem essas iniciativas.
A partir do momento em que se cria uma cultura onde todo funcionário pode inovar, a gestão da inovação permite que as empresas encontrem mais ideias e soluções. Além disso, a visibilidade das ideias é muito importante: é preciso facilitar o compartilhamento delas entre colaboradores que possuem diferentes habilidades e conhecimentos.
Dessa forma um pode contribuir com o outro, identificando as melhores propostas e ajudando a desenvolvê-las ainda mais. Outro ponto importante da gestão da inovação é a postura da empresa em relação à execução. Não basta ter ótimas ideias, é preciso que elas sejam colocadas em prática e inseridas no mercado.
Case de sucesso da gestão da inovação na empresa
É fato que algumas empresas criam cada vez mais patentes, enquanto outras estão estacionadas, comendo poeira. Engana-se quem pensa que, por trás dessa empresa inovadora existe apenas um gênio brilhante responsável pelas criações, ou ainda que, é apenas uma questão de sorte.
Companhias como Apple, Toyota, General Electric, Visa e Procter&Gamble investem constantemente na gestão da inovação e têm resultados fantásticos.
Vejamos um breve estudo de caso da Toyota. A empresa tem desbancado montadoras americanas há tempos, e os motivos muitas vezes são menos óbvios do que parecem. Mesmo quando as companhias americanas alcançam os japoneses em faturamento, estes apresentam uma margem de lucro muito maior.
Uma das explicações é que a Toyota implementa melhorias de produtos, processos e falhas em uma velocidade absurda. E isso tudo está ligado à maneira como a organização encara essa inovação.
Enquanto as companhias americanas deixam a inovação e a melhoria dos processos nas mãos somente de alguns funcionários ou gestores mais especializados, há muito tempo a Toyota acredita que todos os empregados podem ser “resolvedores” de problemas, criadores e agentes de mudança.
Na prática, a Toyota deu a cada empregado as habilidades, as ferramentas e a permissão para resolver problemas à medida que eles surgiam — e também para afastar novos problemas antes que eles ocorram.