Diagnostico Empresarial – O quê e Por quê?

Nossa Consultoria em Recursos Humanos
15 de Julho de 2019

Diagnostico Empresarial – O quê e Por quê?

É o check-up da empresa. É como ir ao médico pra fazer uma revisão geral para ver como anda a saúde do corpo, de A a Z. São levantamentos, comparativos e análises capazes de diagnosticar a saúde da empresa, em todas as suas áreas. O objetivo mais importante dessa ferramenta é identificar oportunidades para que a empresa possa desenvolver-se, ou equilibrar-se, recuperar-se, caso haja deficit, ou ainda todos ao mesmo tempo.

Por que fazer uma diagnose?

O Diagnóstico Empresarial é uma ferramenta de gestão que possibilita ao empresário ter uma visão ampla e ao mesmo tempo, detalhada de sua empresa, viabilizando a tomada de decisões assertivas no conjunto do seu negócio. Conhecendo todas as restrições da empresa, é possível estruturar um planejamento estratégico sólido e coerente, suficiente para gerar grandes transformações.

Compõe o diagnóstico

  • Liderança e Sucessão
  • Processos e Rotinas Administrativas
  • Marketing e Relacionamento
  • Finanças e Contabilidade
  • Portfólio de serviços destacando-se  ações e, ou produtos que apoiam o aumento da competitividade empresarial
  • Promoção de ações associativas (Entidades)
  • Participação na formulação e articulação de políticas públicas (Entidades)

Áreas Diagnósticadas

– Obrigações Legais – Recrutamento e Seleção – Capacitação – Cargos e Funções – Estilos de Liderança
– Potencial de Mercado – Concorrentes – Comunicação – Divulgação
– Orçamento – Controle – Situação Financeira
– Obrigações Legais – Patrimônio – Planejamento – Normas e Procedimentos

Metodologia de Aplicação

A forma de coleta de informações deve contemplar pesquisas a materiais e relatórios, entrevistas em grupos e individuais, investigação de rotinas e afins.
A consolidação resume-se a digitar os dados e se necessário anexar documentos coletados, relatórios, para que possam ser gerados indicadores, gráficos, de forma a demonstrar os resultados obtidos.
Após análise detalhada se elabora o relatório de recomendações e conclusão, que prevê uma classificação com relação a melhor atitude a ser tomada pela Diretoria e funcionários a fim de que adotem ações de correção, criação, manutenção ou extinção da situação avaliada.
É necessário que se faça uma reunião com a Diretoria, principais líderes para apresentação dos resultados, com objetivo de fornecer informações da atual situação da empresa, além de prepará-la com subsídios para realizar o planejamento estratégico de forma mais eficaz.