Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é um processo gerencial que levará sua empresa na direção certa, e o auxiliará antecipar-se às ameaças e a levantar um mapa de oportunidades e melhorias. É uma ferramenta de sobrevivência e de crescimento da sua empresa. Não tenha medo de movimentar-se nesse sentido; em tempos em que a economia fica mais delicada, planejar pode fazer a diferença. Para um excelente planejamento estratégico é preciso, na mesma proporção, uma excelente diagnose – são complementares e, quando bem estruturados, conseguem alavancar grandes e surpreendentes resultados. Conheça os 6 passos para um bom planejamento estratégico…Critérios a Serem Observados
- A equipe de gestão da empresa precisa aceitar o plano de ação como guia para suas atividades;
- A Diretoria deverá estar empenhada em aplicar o planejamento sem restrições;
- O planejamento deverá ser executável e desafiador;
- O planejamento deverá levar crescimento e desenvolvimento a empresa e seus respectivos funcionários.
Fatores que Levam ao Sucesso
em um Planejamento Estratégico
- Participação efetiva de toda a diretoria e colaboradores
- Definição clara de prioridades
- Comprometimento das pessoas envolvidas
- Definição de metas claras para todos os envolvidos
- Conhecimento e integração dos interesses dos colaboradores
- Nivelamento de conhecimentos e expectativas dos diretores e colaboradores
- Elaboração compartilhada de uma visão de futuro para a empresa
- Criação de referências para o planejamento orçamentário, demanda por recursos humanos e afins…
Fatores que Levam ao Insucesso
o Planejamento Estratégico
- Não cumprimento das metas e prazos estabelecidos
- Estabelecimento de metas fora da realidade
- Descrença dos colaboradores, associados e diretoria
- Falta de divulgação dos resultados do planejamento
- A empresa não consegue adaptar a sua estrutura ao planejamento
- Inexistência de uma cultura verdadeiramente corporativa
Ferramentas de Análise de um Planejamento Estratégico
Os processos de negócio envolvem equipes de diferentes áreas, perfis profissionais e linguagens;
As situações carregam cada vez um número maior de variáveis;
O processo decisório está cada vez mais espremido em janelas curtas de tempo, e os prazos de ação/reação são cada vez mais exíguos;
O gestor está exposto a situações de trabalho com elementos externos ao seu ambiente nativo, e, por conseguinte com outras culturas: clientes, fornecedores, parceiros,terceiros, equipes de outras unidades organizacionais, inclusive do estrangeiro;
Tanto as formas de gestão, quanto a tecnologia da informação e da comunicação, estão a oferecer constantemente novas oportunidades e ameaças;
O ambiente de mercado é cada vez mais competitivo, não só em relação aos competidores tradicionais, mas principalmente pelos novos entrantes e produtos substitutos.