Consultoria em Gestão Empresarial

Planejamento Estratégico
12 de Julho de 2019
Entender de Gestão empresarial é ter capacidade de compreender e interpretar de forma amplificada que o movimento oriundo das transformações do mundo globalizado trouxeram mudanças significativas no perfil dos clientes e nas relações das empresas fornecedoras de produtos e serviços. Dentre este novo panorama, não houve outra saída para as empresas, que desenvolver uma grande sensibilidade para perceber que as mudanças na forma de gerir os negócios deixou de ser um opção, para ser praticamente obrigatória.
Os processos de negócio envolvem equipes de diferentes áreas, perfis profissionais e linguagens;
As situações carregam cada vez um número maior de variáveis;
O processo decisório está cada vez mais espremido em janelas curtas de tempo, e os prazos de ação/reação são cada vez mais exíguos;
O gestor está exposto a situações de trabalho com elementos externos ao seu ambiente nativo, e, por conseguinte com outras culturas: clientes, fornecedores, parceiros,terceiros, equipes de outras unidades organizacionais, inclusive do estrangeiro;
Tanto as formas de gestão, quanto a tecnologia da informação e da comunicação, estão a oferecer constantemente novas oportunidades e ameaças;
O ambiente de mercado é cada vez mais competitivo, não só em relação aos competidores tradicionais, mas principalmente pelos novos entrantes e produtos substitutos.
Segundo José Vicente B. de Mello Cordeiro e Renato Vieira Ribeiro, em Gestão Empresarial, Gazeta do Povo – gerir hoje envolve habilidades mais refinadas do gestor, como capacidade de reflexão, de agilidade, percepção e decisão. Segundo os autores supra citados, são caraterísticas essenciais: Interdisciplinaridade, Complexidade, Exiguidade, Multiculturalidade, Inovação e Competitividade Utilizando-se dessas grandes características é importante também considerar que após a construção do PE (Planejamento Estratégico) sejam direcionados esforços para que metas sejam atingidas, para que o plano seja bem monitorado, para encontrar formas de solucionar conflitos, desenvolver equipes, formar líderes, ampliar vendas, analisar mercado, descentralizar a gestão. É essencial acompanhar a empresa, monitorar indicadores de performance; enfim, isso é gestão empresarial – é uma consultoria ampla e completa, que atua em todas as áreas e prepara a empresa para grandes mudanças! Caraterísticas Essenciais INTERDISCIPLINARIDADE COMPLEXIDADE EXIGUIDADE MULTICULTURALIDADE INOVAÇÃO COMPETITIVIDADE Os processos de negócio envolvem equipes de diferentes áreas, perfis profissionais e linguagens; Proposta de arquitetura organizacional incluindo-se fluxos de processos e rotinas administrativas inerentes ao funcionamento da empresa Planejamento orçamentário e controles financeiros Software de gestão Gestão participativa ou compartilhada Modelos de indicadores de avaliação de desempenho Pesquisa de satisfação de clientes Marketing institucional